Tecnologia do Blogger.

3 Dicas Para Superar o Bloqueio Criativo


Madrugada passada eu estava super aflita, passei a madrugada toda tentando ter ideias e nada! Hoje ao acordar pensei, "por que não procurar ideias de como sair de leves bloqueios criativos" e logo após tive uma ideia melhor ainda: compartilhar com vocês todas as minhas dicas e toda informação que eu consegui reunir.
E por que não fazemos uma troca? eu conto as minhas dicas e vocês contam a de vocês, afinal, todos somos diferentes e o que funciona pra mim talvez não funcione para X ou Y pessoa.


1. Liste suas ideias

"ah Rachel, mas eu não tenho ideias!" Não tem problema. Eu sou A louca das listas, tenho dois apps de bloco de notas no meu celular e eles são LOTADOS. Todas as notas ali são sérias e diretas ao ponto? não, eu simplesmente saio escrevendo as coisas que eu vejo de legal, interessante, coisas para eu pesquisar depois, coisas que eu gosto, coisas idiotas, aleatórias. O ponto aqui é começar. Eu vejo que é comum na área da escrita as pessoas terem um bloqueio criativo e simplesmente nem começarem a tentar escrever (eu sou uma delas, que até aqui já parei de escrever esse post 2 vezes), quando na verdade depois que você começa as coisas fluem. Além disso é bom ter uma lista porque muitas vezes elas nos salvam, nos dão uma luz no fim do túnel, acreditem.

2. Busque inspiração



As plataformas são indispensáveis na busca pela inspiração, desde temas, fotografias, até mesmo a maneira de escrever e se comunicar com o seu público. Para inspiração pessoal ou tanto para o Blog as APPs/plataformas que eu mais uso são:
- Pinterest
- Flipboard
- Bloglovin'
Eu considero o Pinterest com o "pai de todos" da inspiração, porque eu realmente encontro de tudo lá porém não de tudo que nem o google que por exemplo que te mostra tudo, principalmente o que é bem ruim. Os conteúdos são bons, as imagens são boas e tem conteúdo de todo o tipo direcionado a todos os públicos.
O Flipboard para quem não conhece é uma app de notícias, você define quais são seus interesses e monta um quadro com o que você quer ver. A partir das notícias dos temas que você segue, é possível formar pastas assim como no Pinterest. Ex., o meu Flipboard é organizado como: Fotografia | Cinema | Viagem | Moda | Design
Bloglovin' acredito que a maioria conheça, assim como o Pinterest. Basicamente o Bloglivin' monta um feed com os blogs que você segue e não precisa necessariamente ter um blog para criar uma conta.

3. Saiba a hora de relaxar



A gente já sabe o quanto manter o foco é importante, mas tão importante quanto o foco é saber relaxar do assunto. Não adianta se bitolar com o assunto, se sua mente não estiver tranquila e preparada você vai ficar dando voltas e voltas, cansando-se a troco de NADA
Aqui inclusive podemos voltar ao item 2, buscar inspiração, mas buscar inspiração para sua vida fora da internet! É muito importante mesmo manter-se calmo e equilibrado. Eu por exemplo gosto de desenhar e pintar quando estou assim então eu costumo procurar por desenhos na internet que eu possa copiar (já que estou num bloqueio criativo), isso funciona muito bem pra mim porque me relaxa mas mesmo tempo exercita minha concentração no que estou fazendo.

Agora é sua vez, me conta o que você costuma fazer quando tem um bloqueio criativo, se você costuma ter bloqueios e claro, se gostou das minhas dicas!

11 comentários

  1. Preciso de aprender a fazer o número 3 x)

    ResponderExcluir
  2. Então, amei o teu blog e este post, parabéns!
    Eu costumo fazer extamente aquilo que deixaste aqui, anoto tudo e mais alguma coisa (tudo mesmo!) em vários cadernos - porque sou daquelas que têm de escrever em papel mesmo.
    Não conhecia o Flipboard, mas vou já procurar!

    Um beijinho grande,
    Vera
    www.whitelirium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostaste! Eu também era assim até começar o blog, a partir daí é quase tudo digital!
      Beijinhos

      Excluir
  3. Compartilho de muitas dessas dicas. Tento procurar ainda inspiração em notícias, em livros... Acho que ás vezes a inspiração pode estar em qualquer lado!

    http://anetadaluisa.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato! às vezes vem de onde nem imaginamos.

      Excluir
  4. Anoto sempre tudo também. Diz-se que as melhores ideias surgem nos momentos mais inesperados e se não tiver papel e caneta, anoto tudo no telemóvel :)

    Eu também não vou conseguir ir ao van da swonkie porque vou trabalhar :/ Mais oportunidades virão para nos podermos conhecer :) Nem que vá eu ao Brasil um dia! :b

    ResponderExcluir
  5. Gente que dicas maravilhosas! Por sinal amei o seu blog, o bloqueio criativo realmente é uma barra para todas nós que de certo modo somos criadoras de conteúdo, vivo tentando anotar tudo e qualquer colapso de ideia que passe na minha cabeça e possa dar um post legal. Ajuda e muito, o bacana também é acessar outros blogs sempre, para se manter inspirada. Beijinhos :*

    www.blogdoce18.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre acontece comigo, é horrível! Também costumo acessar outros blogs, Anny :D

      Excluir
  6. Rachel, tudo bem? Eu adoro anotar as minhas ideias em um bloquinho. Aliás, sou a louca das cadernetas porque coleciono várias.
    Além disso, ouço muita música para me inspirar e visito trabalhos interessantes.
    Gosto de relaxar fazendo nada hahahaha
    Um beijo,

    Hida

    www.blogdahida.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outra louca das notas <3 hahaha também! Mas eu ouço música 24h mesmo

      Excluir